Para amar a ciência é preciso conhecê-la...

27 de março de 2020

Como foi a descoberta da célula?


Quem descobriu a célula?


A célula é a unidade morfofisiológica dos seres vivos, ou seja, a célula  forma os seres vivos e realiza as funções que mantêm a vida.

Para que a célula fosse descoberta foi necessário que o microscópio fosse inventado!

Tudo começou por volta de 1590, quando dois fabricantes de óculos, os  holandeses  Zaccharias Janssen e seu filho Hans, experimentavam várias lentes em um tubo e descobriram que objetos próximos pareciam muito ampliados.

A partir desta ideia, o pai da microscopia, Anton van Leeuwenhoek, da Holanda, criou este primitivo microscópio em 1674 e com ele conseguiu-se observar bactérias de 1 a 2 micra (medida equivalente a um milésimo de milímetro).


O inglês Robert Hooke criou um microscópio acrescentando mais uma lente, e com ele observou diferentes materiais.


Foi Robert Hooke, que em 1665, descobriu a célula, ao observar em seu microscópio pedaços finissimos da casca da árvore do sombreiro (Quercus suber), usada para fazer rolhas.





Árvore do sombreiro, de onde se
 retira a casca para fazer a 

cortiça (rolha).




Ao colocar uma fina fatia de cortiça no microscópio, Hooke, observou que a mesma era formada por pequenas câmaras delimitadas por membranas, o que chamou de "cella", que vem do latim e significa "pequeno espaço vazio"


Desenho da estrutura da cortiça, conforme vista pelo microscópio de Robert Hooke.


  

Células da Trapoeraba-roxa (Tradescantia pallida).

Para entender melhor que tal 

assistir um vídeo?



ATIVIDADES

1ª Construa uma linha do tempo com as principais descobertas desde a invenção do microscópio até a formulação da teoria celular.
2ª Com suas palavras explique como a célula foi descoberta.


3 de junho de 2015

IV FEIRA DO CONHECIMENTO

No  dia 03/06/2015 aconteceu no Colégio Tia Jô a IV Feira do Conhecimento, com o tema “Por quê? O que? Como? Desvendando curiosidades”.
A feira objetivou  apresentar temas simples e curiosidades do cotidiano, estimulando nos alunos o espirito de investigação e pesquisa, bem como levar informação aos visitantes.
Foram expostos 26 trabalhos elaborados pelos alunos do 6º, 7º e 8º ano do Ensino Fundamental e 1ª, 2ª e 3º séries do Ensino Médio, coordenados pelos professores das áreas de Ciências da Natureza e pela coordenadora pedagógica da escola Francielle Bortoli.
Houve visitação de alunos de outras unidades escolares, pais e comunidade em geral.















POR QUÊ? O QUE? COMO? DESVENDANDO CURIOSIDADES!













12 de maio de 2015

Os alimentos-Atividade com 3º e 4º anos








Vizualização da célula - Atividade com 5º Ano

OBSERVAÇÃO DE EPITÉLIO DA CEBOLA

MATERIAIS: cebola, lugol, estilete, lâmina, lamínula, microscópio, papel absorvente.
PROCEDIMENTO: retirar uma fina membrana da parte interna do catáfilo da cebola,pingar uma gota de água na lâmina, colocar a membrana sobre a lâmina, pingar uma gota de lugol, cobrir com a lamínula, retirar o excesso com papel absorvente, colocar ao microscópio e observar.









Modelagem e embriologia 2ªsérie-EM

Esta atividade tem como objetivo, reforçar os conceitos da embriologia animal que precede o estudo da zoologia.
Inicialmente os alunos conheceram as etapas da embriologia (segmentação, gastrulação e organogênese). Após, utilizando massa de modelar, construíram as estruturas, fotografaram, montaram o vídeo com a narração e as legendas.

FICOU SHOW!




Análise das embalagens dos alimentos 8º ano